manutenção periódica??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

manutenção periódica??

Mensagem  MrBeen em Qui Abr 25, 2013 12:04 pm

pessoal que já tem ajp's há mais tempo.... podem dizer-me quando (kms) mudaram:

- pastilhas de travão? quais?
- Discos?
- Rolamentos rodas?
- sistema de transmissão?
- afinação de amortecedores?
- embreagem?
- cabo de embreajem?
- Luzes?
- filtro de ar?
- etc

Agradeço a vossa colaboração pois este questionário será útil para mim que tenho a mota há pouco tempo e para todas a gente em geral. vamos lá à discussão?
Bom feriado!
MrBeen

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/AjpFans

Re: manutenção periódica??

Mensagem  JBastos em Sab Abr 27, 2013 2:16 pm

boas, sei que nao vou ser grande ajuda, mas cá vai.

tenho uma pr4 125 desde os inicios de 2006 e faço uma media de 5/6 kms por dia, ao fim de semana de vez em quando dou umas fujidas aos monte, mas nada de agressivo.

o que te tenho a dizer é quanto a manutenção :

atenção sempre ao filtro de ar!! eu lavo de duas em duas semanas (mas é questão de ires verificando)

o cabo de embreiagem é so ter o cuidado de ir lubrificando e obviamente ter um de reserva em casa para quando o outro rebentar

quanto a embreiagem propriamente dita, posso dizer que mudei-a pela primeira vez há coisa de 2 meses (mas pelo que sei o desgaste disto é muito relativo e vai muito de pessoa para pessoa, quando começares a sentir a embreiagem peliçar, já sabes que tem que ir trocar...)

transmição, ter sempre tudo lubrificado e quando notares rigidez nos elos da corrente ou vires que a cremalheira está a ficar com os dentes empenados já sabes que é hora de mudar.

rolamentos, até agora, os meus continuam sem folgas, quer os das rodas, quer os dos links de suspensao. o unico a ter mais cuidade é mesmo o rolamento de esferas da caixa de direção (o superior) sempre que puderes mete um bocado de massa consistente para evitar ferrugens!)

afinação de carburador, faço-o normalmente de 4 em 4 meses, é mais do que suficiente para quem tem um percurso diário citadino.

quanto as fastilhas de travão, contra todas as probabilidades, costumo ter tendência para gastar mais rapido as traseiras e com isso o respectivo disco, mas diria que tenho que trocar pastilhas de ano a ano talvez...

quanto ao desgaste de discos, vai de caso a caso, mas é questão de veres com o dedo se existe alguma deformação mais acentuada no sitio de passagem das pastilhas, se sim chegou a hora de os trocar.

mas isto são tudo questões de manutenção muito relativas, tens é que ir andando sempre em cima de tudo pa ver se há alguma coisa mais desgastada. o principal é só mesmo o oleo no motor e o filtro de ar limpo! de resto é so lubrificar tudo de vez em quando a seguir à banhoca.

sei que não fui nenhuma ajuda preciosa, mas cá estão as minhas "dicas",

qualquer questão é so dizer

cumps, joao bastos
JBastos

Ver perfil do usuário

Mensagem  CF em Dom Abr 28, 2013 11:58 am

O melhor guia a seguir é o manual de utilizador que acompanha todas as AJP e que está disponível para download no site da AJP (http://ajpmotos.com/).
Lá constam todos os cuidados a ter com a mota.

Cumprimentos.

ps.: a lavagem do filtro de ar deve ser seguida da lubrificação do mesmo, de modo a reduzir ainda mais a entrada de pó para o motor (que provocará desgaste prematuro).
CF

Ver perfil do usuário

diário da minha AJP

Mensagem  MrBeen em Sex Maio 10, 2013 9:03 am

AJP PR4 125cc ENDURO

Caríssimos, sou dono de uma AJP 125cc ENDURO de 2012!

A. Sempre que se justificar deixarei aqui fotos e algumas notas sobre a "vida" desta moto que pode ajudar-vos a entrar no clube da ultima moto "made in Portugal". A mim já me convenceu!

O último passeio que fiz:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3953232115527.248163.1421896888&type=3&l=2274c1f0f4

vamos lá ver como vos posso elucidar:
- enduro - só de lazer... pouco motor... mas dá para umas brincadeiras!!
- estrada - do melhor porque: consome muito pouco, pneus duram muito (T63), muito fácil de andar no transito (guiador acima dos retrovisores dos carrros). Manutenção: meter gasolina!

Atenção que agora têm novos modelos de 2013 nomeadamente a PR4 240cc e a PR5 refrigeração a liquido!

Faz gosto na página AJP Fans do facebook tem lá muita info!!

5000km...

A moto foi à revisão no consecionário JRMOtos no Turcifal... mudança de óleo, mudança de rolamentos da roda frente... entrou água no enduro e não fiz a manutenção! Apertos e afinação do carburador. 30 euros rolamentos + 25 óleo e revisão.

Ah... partiu há pouco tempo o perno de cima da saída de escape que eu próprio concertei. e finalmente furou a ponta do escape MX como normalmente acontece mas sem implicações na performance da moto.

De resto é sempre a rolar quer em terra ao fim de semana, quer em asfalto durante a semana!!!

Comprei em dezempro de 2011 e agora já tem 5850 km... e domingo vai "lavrar" novamente! Nunca fiquei mal quer na terra ou a ir p o trabalho.
MrBeen

Revisão do 9000km

Mensagem  MrBeen em Qua Fev 05, 2014 10:16 am

Pessoal, aqui fica o meu testemunho sobre a moto que tenho há 9000km:

Uso 30% em estrada e 70% em terra,

Revisões feitas no concessionário do Turcifal - JRMOtos (o que foi mudado):
3x óleo
1x rolamentos da frente e trás
1x afinação de carburador e válvulas
1x cabo de embraiagem
1x pastilhas de trás
1x óleo travão da frente
1x luz médio

E é tudo por agora!

Na revisão do 9000km, foi mudado o óleo, o filtro da gasolina e a corrente. Foram feitas, as afinações do carburador e das vávulas. E ficou como nova!
MrBeen

Mensagem  MrBeen em Sab Ago 08, 2015 11:47 am

Ora bem:

Comprei na fábrica pastilhas de travão trás e frente - 40€ e fiz eu o trabalho!

oleo - 10 euros

Aperto do motor

bateria - 40 euros

total - 58€

...e é tudo por agora! Very Happy bounce
MrBeen

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares